19.1.10

O CORPO NA ESCOLA

sabe onde mais me incomoda a ação nociva da escola? No desinvestimento do corpo. E o que é o corpo?

Um simples olhar sobre o corpo humano nos revela uma maravilhosa engenharia produzida pela natureza. Quanto mais estudamos mais nos deparamos com a complexidade do universo, singular, infinito que somos nós. Felizmente todas as funções vitais funcionam sem a necessidade do nosso conhecimento consciente. Se a vida dependesse de nossa consciência, há muito tempo ela já teria desaparecido.
Os bebes nascem sabendo mamar, respirar, chorar, evacuar, assim como as aranhas nascem sabendo tecer sua teia sem ter aprendido.
Os corpos dos seres vivos pensam independentes da consciência.

Como disse Nietzsche: “espantamo-nos diante da consciência, mas o que surpreende, é acima de tudo o corpo.
Todo organismo pensa, todas as formações orgânicas participam do pensamento, do sentir, do querer, e que, em conseqüência, o cérebro é apenas um enorme aparelho de concentração. Faz-se ainda necessário perceber que esse pensamento corporal, inconsciente, com sua gama de operações delicadas – julgar, imaginar, criar valores – é muito mais aperfeiçoado e sutil que o pensamento consciente associado ao eu e ao intelecto”. Nietzsche: Fragmentos.

Então o que foi que aconteceu entre a nossa primeira infância, quando vivíamos com um corpo pensante, e a nossa vida adulta onde vivemos com uma mente consciente que tenta domar um corpo rebelde, que teima em doer, ficar rígido, e frustrar as realizações de nossas ambições idealizadas por nosso intelecto?

Resposta: Abandonamos nossos corpos nas carteiras escolares!!!


continuo amanhã...

Um comentário:

rita brant disse...

Oi Ana,
Seus posts são lindos. Podem e merecem virar um livro.
Com a admiração de sempre,
bjs da Rita