18.1.10

DEPOIS QUE SE ACOSTUMA...

por que quando alguém propõe algo novo é sempre recebido com muita desconfiança, infinitas perguntas e uma necessidade de referencias e provas? Por outro lado quando algo já está estabelecido, por pior que seja, sua base torna-se intocável.
Todo mundo que passou pelo sistema escolar tem queixas sobre seus mais diversos aspectos, e mesmo assim está proibido por em duvida que ir a escola seja o único caminho que existe para conseguir o reconhecimento social, êxito economico ou até para realizar-se pessoalmente.
Porem é muito claro que a escola não investe no desenvolvimento do potencial de cada criança/adolescente, a escola investe no seu próprio sistema, independente de quem irá frequenta-la. Quando visita-se uma escola, o atendente vai explicar qual é o método que a escola aplica, como ela funciona, etc; a escola já está pronta, determinada e fixada antes do aluno chegar.
Então a escola está a serviço de quem? Será que é ela que precisa dos alunos para se estabelecer? Então os alunos estarão a serviço da escola!
Prova disso é que sempre que algo sai errado entre escola e aluno, a culpa é do aluno, que não se aplicou, que não consegue acompanhar a aula, que é indisciplinado, que é burro!
Ou o aluno adapta-se a escola ou ele vai se dar mal.

Isso não faz sentido!!!

Ao invés de um método, a escola tem que criar muitas situações distintas da vida e de aprendizagem. A cada dia se cria a vida, todos os dias as crianças, e porque não os adultos também, devem sentir-se cheio de vida, em seus ciclos e ritmos variantes.
Em geral se crê que para uma criança crescer completa, o melhor caminho é adaptar a criança aos ideais do adulto. Mas para que cresçam crianças completas é necessário esquecer, na medida do possível, que um dia serão homens e mulheres.
Educar uma criança para ser criança e não prepara-los para serem adultos.

O currículo dessa escola ativa deve ser construído de forma dinâmica e sempre atualizado, baseado em três perspectivas:

Primeira: o aluno com seu potencial e necessidades.
Segunda: as etapas de desenvolvimento das crianças.
Terceira: participação progressiva na cultura local e geral.

Em uma escola a criança deve aprender a aprender em seu potencial máximo, o resto, fica por conta dela, pode confiar!


Indicação de leitura: Sociedade sem Escola - Ivan Illich; Educar para Ser - Rebeca Wild; Os Falsos Principios da nossa Educação - Max Stirner

Indicação de Curso: Educação para Potencia - Escola Nomade/Luiz Fuganti

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