20.1.10

DESDE O INICIO!

nossa origem corporal iniciou-se com o encontro do espermatozoide e o óvulo, que transformou-se em uma única célula, o zigoto, que continha informações genéticas. Essa célula entra em processo progressivo de divisão, dando origem a um ser multicelular que inicia uma organização de sistemas super complexo.

Esse foi o inicio de todos nós, e o curioso é que, se olharmos o embrião, não vamos ver o formato do ser humano, não veremos uma miniatura de gente, isso quer dizer que os pais não produziram o corpo de seus filhos, o bebê se auto cria a partir das informações do DNA.

Isso pode ser chamado de autopoiese, a capacidade de criar-se a si mesmo. E esse é o processo desde o inicio até o fim de nossa vida corporal, estamos sempre nos (re)criando!

Seguindo o desenvolvimento fetal, em um parto natural, quando o bebê está pronto para nascer, ele libera um hormonio e ativa o corpo da mãe para entrar em trabalho de parto, assim, o corpo entra em trabalho de parto antes da mãe ter consciência disso.
Então o bebê inicia sua viagem para fora do corpo da mãe, sai com a cabeça primeiro e na sequência o corpo segue a direção e o movimento da cabeça.

O bebê nasce e encontra um novo ambiente e seus sentidos entram em ação de forma mais intensa do que no útero.
Ele ouve e reconhece a voz da mãe, cheira e deseja o leite, busca com a boca o seio, e pela primeira vez ativa a visão.

Todas as portas dos sentidos estão localizados na cabeça, alem da pele.

Esses sentidos (visão, olfato, paladar e audição) dão movimento a cabeça, que no caso do bebê é um cabeção, e essa é mais uma perfeição da natureza, pois é justo esse enorme peso no topo do corpo que vai estimular a formação da coluna, iniciando pela firmeza do pescoço, até sua organização completa que permite o movimento de andar e se sustentar na vertical.

Escrevi tudo isso para ilustrar como nos desenvolvemos de forma complexa, refinada e com autonomia.
Esse processo não para nunca, pois estamos nos transformando celularmente por toda vida.

Sendo assim, nenhum processo de aprendizagem pode deixar o corpo de fora, ou melhor, nenhum processo de aprendizagem ou desenvolvimento em qualquer fase da vida pode ser verdadeiramente feito sem um corpo ativo e presente.

E o que faz a escola?

Separa o corpo do processo de aprendizagem. Considera a necessidade de movimento e ação um problema e não um recurso da criança.

Um comentário:

Caroliny disse...

To achando td muito interessante!
Continue a me abrir horizontes rs!
beijos carinhosos