28.1.10

VAMOS FAZER BRINQUEDOS!

em uma tribo de Camarões, chamada Meyo-Ntem, um homem ocidental está conversando com uma mulher da tribo enquanto ela pila sua farinha, nas redondezas o filho dessa mulher, de 5 anos, brinca no chão. O homem avista outra criança da tribo vizinha, também de 5 anos, se aproximando dirigindo uma linda miniatura de trator feito em casa, elaboradissima. O homem prevê encrenca, pois com certeza o menino, filho de sua amiga, vai querer andar no trator e os adultos terão que administrar a disputa. Mas para surpresa total do homem o que acontece é inesperado.
Depois das crianças se cumprimentarem eles desmontam todo o trator e analisam todas as peças cuidadosamente. Juntos pegam o machado vão para a floresta e logo voltam com bambus e começam a construir um novo trator e a remontar o original porem com algumas mudanças incorporadas pela conversa das crianças.
No final do dia os dois meninos estão cada um com seu trator brincando juntos, e certamente em poucas semanas serão remontados com a participação de outras crianças.
Enquanto isso a mãe da criança pergunta ao homem porque ele estava tão apreensivo com o encontro das duas crianças?
Ele explica:
"De onde eu venho quando uma criança tem um brinquedo e a outra não, os pais ensinam seu filho a dividir o brinquedo para que cada um brinque um pouco, ou senão guarda-se o brinquedo e nenhum dos dois brincam, e de um jeito ou outro isso sempre acaba com duas crianças insatisfeitas e muito choro."
E a mulher pergunta:
"De onde vem tal ensinamento? Por acaso os adultos fazem a mesma coisa com seus pertences? Dividem com outros adultos e esperam a sua vez para usar seu carro, por exemplo?"
"Claro que não", ele responde!
A mulher insiste:
"Então como isso pode ser um ensinamento dos pais, se fica claro que é pura hipocrisia?"

Esse é parte do texto chamado " Natural Parenting and the Wisdom of the Rainforest" que é parte do diario de anotações reais do antropologo Joseph Sheppherd, B.A., M.Phil. (Cantab)

Nenhum comentário: