4.3.10

QUE CORPO!!!

dando continuidade aos posts específicos sobre corpo, que iniciou com este e continuou com este, e sendo grande parte da minha tese de educação voltada para o assunto corpo, este tema sempre se apresenta quando sento para escrever aqui, que apesar de não estar escrevendo partes da tese neste blog, com certeza tem me aquecido para mergulhar na escrita, expressão onde ainda não me sinto nada confortável.

Mas vamos a questão do momento.

A toda hora percebo que ainda está muito presente a ideia que o corpo é a casa da alma.
Como se o corpo fosse só embalagem e dentro dele tivesse algo vivo.
Ou como se o corpo tivesse sido construído e depois foi dado a ele um espírito que o tornou vivo.

E é por isso que pode parecer razoável manter o corpo aprisionado em carteiras escolares enquanto acreditam oferecer desenvolvimento aos alunos.

Eu adoro pensar que o corpo é a própria alma, que cada molécula é o espírito daquele corpo.
As percepções do mundo começam no corpo, nos 5 sentidos que conhecemos e mais um tanto de sentidos que não nos ensinaram na aula de ciências.

Por exemplo, o sentido do equilíbrio, nossa relação com o mundo muda conforme a qualidade de nosso equilíbrio físico.
Nossa respiração nos alimenta, assim como nosso fígado nos alegra, e o coração é o rei da percepção, ele percebe até o que está escondido e é por isso que ele generosamente distribui sangue por todo corpo, pois sua percepção alcança todos os cantos da nossa existência.

O cérebro, tão celebrado, é realmente um órgão maravilhoso, que esquematiza, sistematiza, facilitando nossa compreensão do mundo, mas o cérebro não pensa, isso ele não consegue fazer. Toda vez que a gente "pensa" com o cérebro, o que a gente chama de pensamento é mera especulação.

Então onde mora o pensamento, aquilo que nos inspira, que nos singulariza, que nos torna presente?

Podemos chamar de intuição, que para mim, mora no corpo, em todos os espaços adquiridos pela expansão de um corpo que se encontra digno de sua existência.
Então não cabe pensamento em um corpo abandonado em carteiras escolares.

Se é assim, o que aprendemos na escola, se não aprendemos a pensar, a desenvolver nossos corpos, a conhecermos a nós mesmos???

Aprendermos a não ser!
Aprendemos a representar um lugar na sociedade!
Bloqueamos nosso acesso a criação!
Desenvolvemos ressentimento!
Nos sentimos desqualificados em busca de uma requalificação para sermos aprovados!
Perdemos o foco com tanta distração!

Acho que ficaria a noite toda aqui, criando criticas ao sistema escolar vigente no ocidente.

E é por isso que fica impossível para mim, colocar um filho na escola.
E como tenho exercitado a questão do post anterior, não me dou ao direito de recorrer a desculpas, justificativas e explicação.

O jeito é construir uma saída!!!

2 comentários:

Rosana Oshiro disse...

Que delicia de leitura!
Já estou te seguindo!

beijo

Ana Thomaz disse...

que honra te-la por aqui!!!
seja muito bem vinda!!!!

sabe que a qualquer momento me organizo por aqui e vou visitar esse país fascinante em que voce vive!!!

mas se vier por aqui antes, venha para uma visita!

beijo
ana