26.2.10

OIL PULLING



como é bom encontrar praticas simples, com custo baixo ou até sem custo, que promove saúde, gera autonomia e aumenta a percepção de si mesmo.

Uma delas é a semi-supina, pratica da Técnica Alexander, onde deita-se no chão (igual ao meu filho deitado na foto acima), com o apoio de um livro em baixo da cabeça (altura suficiente para a cabeça se alinhar com a coluna), com as pernas flexionadas, permanecendo nesta posição por 20 minutos deixando a gravidade agir, acordado e parado.
Com essa vivência diária, o praticante consegue mudar sua relação com sua coluna, a relação da cabeça com o tronco e ganha-se outra percepção dos membros.

Por efeito, sente-se um bem estar geral, o corpo mais equilibrado e presente.

Simples, fácil, gratuito.

A minha mais nova pratica, também é muito simples, tem baixo custo e tem me impressionado.

Chama-se Oil Pulling.
Logo que acordo, ainda em jejum, até de agua, eu bochecho uma colher de sopa de óleo de gergelim ou de girassol, por 20 minutos, sem engolir, de preferência sentada e envolvida nos movimentos da boca.
O óleo passa por todos os dentes, em todos os cantos da boca com movimentos suave e continuo. Ao fim dos 20 minutos o óleo se transforma, torna-se um liquido branco, como leite, que deve ser cuspido. Depois é só enxaguar bem a boca com agua. Eu coloco uma gota de óleo essencial de anis na agua de enxague.

O Oil Pulling ajuda o corpo a liberar as toxinas e gera um bem estar enorme. Como eu não estou com nenhuma doença, eu não posso falar sobre curas, mas no site original a pratica promete milagres. Eu me sinto mais disposta, minha gengiva não sangra mais quando passo fio dental, minhas olheiras diminuíram muito, entre outras sensações de bem estar.

Iniciei o Oil Pulling a pouco mais de um mês e já não consigo mais pensar em acordar sem passar por esse processo.

A semi-supina faz parte do meu trabalho, então pratico diariamente há 16 anos e não da para enumerar aqui o impacto que está pratica tem na minha vida.

Adoro tudo que é simples!

23.2.10

SEGMENTANDO A VIDA

sem duvida esse é um dos problemas da vida nesse nosso sistema.

A gente segmenta tudo, vai ficando aos pedaços.
Uma mesma mulher fala que tem sua vida profissional, mas também tem sua vida pessoal que se subdivide em mãe, mulher, esposa, amiga, amante...
Seu tempo também é todo compartimentado, tem hora para trabalhar, hora para descansar, hora pra cuidar do corpo, que se subdivide em físico, cabelos, unhas, regimes, médicos, etc; e hora de cuidar da mente, junto ao terapeuta ou ao mestre de yoga, hora pra cuidar dos outros e hora pra cuidar de si.
Mas até ai tudo bem, porque a gente já se acostumou a se despedaçar por ai, a ficar na correria, e estar com a cabeça em um lugar, com o corpo em outro e o coração la longe, a gente chega a educar filho pelo telefone (isso eu já fiz!).

Só que as crianças não entendem muito esse modo de vida.
É difícil para elas entenderem que tem hora de brincar, e tem hora de estudar, o problema é que ela acha que seria mais legal misturar tudo e brincar enquanto estuda, estudar enquanto brinca.

Mas o adulto eficiente capricha e convence a criança a segmentar também.
Manda ela para aula de atividades corporais para desenvolver coordenação motora, mas no dia a dia com tantas oportunidades de afiar a coordenação da criança não da para perder tempo quando ela insiste em querer colocar a roupa sozinha e fica horas para fazer algo que um adulto resolveria em um minutinho.

A criança tem sua aula de artes para receber estímulos sensoriais, mas na hora do almoço que ela quer comer com a mão, se lambuzar, e fazer sua arte pessoal, a gente tenta evitar.

Levam a criança para fazer circo e ganhar confiança no corpo, mas é só ela se pendurar nos lugares menos inusitados ou querer entrar no carro pela janela que vai ter que ouvir aquele "para com isso menino".

Matriculam a criança na escola para que entre outras coisas ela aprenda a ter uma boa participação social, mas quando aquela menininha empurra o banquinho na beira da pia para lavar a louça e assim praticar a colaboração na vida social cotidiana da família...

Eu não sou nada contra as crianças frequentarem aulas de artes, corpo, e tudo mais, pelo contrario, senão eu não estaria inclusive desenvolvendo encontros para isso. Mas essas atividades é para levar para casa, incentivar pais e filhos a perceberem o quanto está no dia a dia o nosso desenvolvimento sensorial, motor, emocional e relacional.

Temos que deixar de ser tão eficientes, exigentes, cumpridores de tarefas e funções, para sermos mais observadores, sensíveis as possibilidades do convívio diário com as crianças, precisamos ser mais inspirados, entrar na bagunça porque da para ensinar brincando.
Talvez assim a gente não só deixe de segmentar nossos filhos como quem sabe a gente reconquista a nossa inteireza.

A vida é aqui agora e todo dia, não da pra segmentar, ela é intensa, ela é inteira.

22.2.10

É TUDO PROCESSO!!!

é uma ilusão muito comum achar que devemos conquistar algo nessa vida.

Sabe aquela idéia de que "quando eu conseguir tal coisa, eu vou me realizar", e essa tal coisa pode ser um bem material, uma casa, um emprego, um salario; ou um lugar social, um reconhecimento, um casamento, filhos; ou até um estado espiritual, sentir-se pleno, em paz...

Vez ou outra a gente acaba realizando nosso sonho, para então descobrir que ainda não se sente satisfeito.
E nunca irá se sentir, porque a busca do fim não existe em vida, pois vida é processo.

Então o que buscar?
Buscar as melhores condições de viver um processo. Criar horizontes, campo fertil para plantar. Disposição para sempre aprender, abertura para nunca se fixar em ideias e conceitos. Questionar-se a si mesmo!
Buscar inspiração!!!

Tenho uma amiga que tentou muito engravidar, queria estar gravida, e finalmente ficou gravida, para então começar a reclamar dos enjoos, do cansaço, das dores, etc. Sendo uma amiga tive a liberdade de dizer, mas voce batalhou tanto para ficar gravida e agora que está parece não curtir ? E ela respondeu: "eu queria ficar gravida! Não sentir o que estou sentindo!!!".
Esse é um exemplo de não se preparar para um processo, e sim viver em busca de um fim, que quando se conquista a frustração é inevitavel.

Para continuar no universo da maternidade é comum ver mulheres batalhando muito por um parto digno, querendo dar o melhor para seu filho que apesar de ainda não "conhece-lo" ja o ama com toda intensidade, porem depois que o bebê nasce, apesar do amor aumentar, começam alguns incomodos pois seu bebê não quer dormir a noite toda, muitas vezes chora sem motivo aparente, e a mãe começa a se perceber sem paciencia para lidar com um serzinho tão cheio de vontades, então aceita condicionar seu bebê a dormir a noite toda, lança mão da chupeta para que ele pare de chorar sem motivo, vai atras das receitas para "educar" seu filho, e não se da conta que com gente, mesmo tão pequena ainda, a gente tem que criar relação, e relação se cria com processo, e processo as vezes leva tempo.

Não existe o lugar pronto para ser ocupado, seja de mãe ou de filho, tudo tem que ser criado, então precisamos aprender a conquistar o lugar da criação, e não da representação; conquistar a atmosfera que nos permite entrar em processo, sem nunca chegar ao fim, pelo menos não antes da morte.

19.2.10

CRIANÇA ATIVA


criança, ainda não capturada, transborda Força Ativa!

É curiosa, mexe até onde não deve, tem energia o tempo todo, faz tudo com intensidade, da uma cambalhota como se daquilo dependesse sua vida!!!

Tem criança mais ousada, que se arrisca, que é cheia de desejos, atrevida até!
Outras são tranquilas, generosas, mas cheia de energia, que mesmo na quietude adora experimentar.
O que todas as crianças tem em comum é a capacidade de levar os adultos ao limite de sua paciência. Porque os adultos não tem mais fôlego, nem tanta curiosidade, é cheio de intenções e pouca intensidade.

E assim tentam ensinar as crianças a se prepararem para o mundo pouco intenso dos adultos, a serem reativas, a se comportarem, nem que para isso sejam obrigadas a ficarem sentadas em salas escolares sendo bombardeadas de coisas bem pouco interessantes, ou aprenderem a trocar uma brincadeira pela passividade diante da t.v.

Mas a força Ativa demora a dar tréguas, então quanto mais aprisionadas, tornam-se enfurecidas nos momentos em que estão "livres", como no supermercado, na hora de comer, no banho, antes de dormir, no carro...

Ficam entre tédio e euforia.

O curioso é que raramente se vê um adulto se auto observando em relação as atitudes diante das crianças, o adulto sempre observa e culpa a criança, que é taxada de hiperativa, de mal criada, de mimada, de criança difícil.
Ja existem regras pre estabelecidas, do bom senso e do senso comum, e quebra-las, é considerado errado, seja um adulto ou uma criança. E é ai que começa nosso problema.

Aqui vai uma cena que me fez pensar em minhas atitudes em relação minha filha atrevida:

Aos três anos de idade, acabou de aprender a nadar sem bóia, tipo cachorrinho, mas bem no inicio, sem pratica nenhuma.
O combinado então é nunca entrar na piscina sem um adulto por perto.

Flagro ela na piscina, sozinha!

Eu: "porque você não me disse que vinha pra piscina?"
Ela: "porque você não ia deixar eu vir sozinha, e eu sabia que você não poderia vir agora comigo!"
Eu: "mas é perigoso!"
Ela: "mas não aconteceu nada de mal, e eu me diverti muito!"
Eu: "mas poderia ter acontecido"
Ela: "mas não aconteceu, deu tudo certo!"

Com certeza eu não estou errada em ser prudente em relação ao bem estar da minha filha, mas ela também não está errada em afirmar que deu tudo certo!
Eu sei que ela não pode ter noção sozinha de todos os riscos, mas ela ainda sabe se divertir.
Ela sabe que eu tenho os meus motivos e não estou só querendo ser chata, mas eu também sei que ela tem seus motivos dignos de serem respeitados.

E agora?

18.2.10

FORÇA ATIVA / FORÇA REATIVA

existe uma questão muito forte na educação que determina o encaminhamento de nossa vida adulta.

Somos compostos por duas forças: Força Ativa, que é a força criadora, expansiva, que nos permite crescer, desenvolver, agir, criar...e Força Reativa, que é a força que nos conserva, que contrai, que nos estrutura, que alimenta nossas experiências...

São duas forças importantes e necessárias para nossa existência.

Porem existe um lugar para cada uma dessas forças.

A Força Ativa fica na frente de batalha, é ousada, criadora diante dos problemas, é singular e vive aqui e agora, no presente.
A Força Reativa fica na retaguarda da Força Ativa, aprendendo, conservando e ao mesmo tempo disponibilizando o que conservou para as transformações dos movimentos da vida.

Nenhuma dessas forças trabalha com a fixação, são forças dinâmicas.

Acontece que dessa maneira seriamos pessoas singulares, autonomas e cheias de vida, assim como as crianças, virtudes muito negativas para o sistema capitalista, que necessita de pessoas previsíveis, medrosas e sempre em busca de um provedor.
Então aconteceu de nos ensinarem a inverter essas forças em nós, colocando a Força Reativa no comando, sempre baseada em referencias, formas, formulas e garantias, e a Força Ativa ficou abafada, controlada e desqualificada, praticamente um monstro.

Mas a Força Ativa insiste e persiste, então ao mesmo tempo que a gente fica ali tentando controlar tudo, tendo uma vidinha planejada, fica um diabinho dentro de nós querendo inovar, querendo uma vida mais intensa, mais interessante.

E como se diagnostica alguém que depois que acreditou que a vida tem que ser do jeito que o sistema nos ensina (Tipo Reativo) e apesar disso começou a sentir uma vontade de transmutar (Tipo Ativo), vontade quase violenta que depois de tanto tempo enclausurada vem meio desastrosa, dando vontade de chorar, com angustia, falta de ar, dor no peito, com força mesmo. Sabe como um psiquiatra (que está a serviço do sistema) vai diagnosticar? Depressão aguda, e vai receitar pílulas magicas para que essa Força Ativa maldosa, volte a adormecer e torne uma depressão cronica, porem controlada por toda a vida.

E o que acontece com a Força Ativa das crianças diante de adultos Reativos?

Tema para amanhã...

11.2.10

E POR FALAR EM ARTE...

um querido amigo, Ichiro Takahashi me mandou esse video da apresentação de Kseniya Simonova que foi a ganhadora da edição Ucraniana do Got Talent.

Essa é a apresentação final que ela fez ao vivo. Uma animação da invasão da Alemanha na Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial, tendo usado os dedos e uma superfície com areia.

São 8 minutos que a gente ganha parando para assistir a essa emocionante performance.

Pura Arte!!!!

a parte: como eu sou uma blogueira de meia tijela eu acho que não consegui carregar o video aqui, nesse caso, usem o link que vai dar certo, e se deliciem!!!!


http://pelapapas.com.mx/htmls/animacion-arena-2.html

10.2.10

TEMOS FLYER!!!

nossas atividades artisticas para bebês e crianças começaram muito bem e promete muito mais, e até flyer ganhou, na criação de Gustavo Xella, com a linda Sofia inspirando esse movimento que queremos cada vez mais multiplicar.



Sextas as 10:30 e a partir de março vamos formar a turma da tarde, tambem as sextas, as 14hs.


Sejam bem-vindos!!!

9.2.10

DA TRABALHO! MAS FACILITA A VIDA!!!

Quando uma criança tem seus "ataques", a gente aprendeu a observar os efeitos do "ataque", vendo uma criança autoritária, sem limites, desobediente, e por ai afora.
E o remédio para esses efeitos é tentar consertar a criança (desde a maneira mais carinhosa até a mais desastrosa), deixando bem claro que ela está fazendo uma coisa errada e que essa atitude não será admitida.
Toda aquela força é então abafada, impedida de ser exercida, virando uma força do mal a ser combatida, virando uma criança com problemas que precisa ser tratada, e da para fazer esse estrago via punições/premiações ou via remédios psiquiatricos.
E o efeito é uma panela de pressão que poderá estourar a qualquer momento, nas situações menos esperadas; ou, uma apatia total em relação a vida que facilmente a levará a investir em uma vidinha medíocre, cheia de faltas e ressentimentos.

Mas um educador mais cauteloso irá observar a causa daquele "ataque", e verá ali uma força, admirável, que está em estado bruto, sem saber como expressa-la ou fazer uso dela.
E uma maneira de fazer a diferença como educador, é ajudar a criança a "adestrar" essa força tão vital e importante, e que precisa agir para construi-la e não para destrui-la.
Mas não tem nada de errado com aquela criança, ela não nasceu imperfeita, ela tem uma força que quando estiver consistente ela conseguirá agir sobre o mundo de forma singular, ativa, sentindo-se inteira e pronta para criar diante do jogo da vida.

Educar pra valer é assim, da um trabalhão mas facilita muito a vida.

8.2.10

NÃO!!! PODE FAZER BEM!!!

todos os pais que se dispõe a pensar de forma ativa a educação de seus filhos, devem viver o dilema do uso da palavra "NÃO".
Provavelmente porque observaram alguns pais com menos disposição, usar o "NÃO" para tudo e o tempo todo: NÃO mexe ai! Isso NÃO!!!! NÃO pode!!! e por outro lado parece que as crianças ouvem tantos "NÃOS" que já não faz mais efeito.

A experiência oposta é substituir o NÃO dando a criança outra possibilidade de foco, desviando a atenção, ou quando necessário explicar o porque não mexer, sempre com uma voz muito tranquila, positiva e muita amorosa.

Mas eu não estou em busca de um meio termo, e sim pensar o porque toda criança que eu conheço que teve os seus pais muito dedicados a nunca falar NÃO, ouve desde muito cedo seu filho tão amado te responder com sonoros NÃO!!! antes mesmo de ter um vocabulário compreensivel.

Eu acho que estou falando de duas coisas, uma é a função do NÃO dos pais e outra é o NÃO da criança.

O NÃO da criança me parece uma grande afirmação. Você oferece algo para ela comer e ela responde um afirmativo NÃO, você continua oferecendo aquele pedaço de fruta e sem se contradizer ela aceita e sai comendo feliz da vida.
Tradução do pensamento da criança: "VOCÊ quer que eu coma algo, eu digo NÃO para o seu desejo, porque EU quero comer esse pedaço de fruta". Um NÃO afirmativo, ele diz NÃO para falar SIM, e sentir-se decidindo algo por si, ganhando autonomia.

Os pais podem usar o NÃO muito preciso, que me parece uma maneira muito positiva de conter seu filho, assim como um sling, um banho de balde ou um colo. Você contem seu filho com um NÃO usado de maneira muito atenta e segura.

Minha filha teve a fase de querer ganhar autonomia na rua nos alto dos seus 2 anos.
"Mãe, eu quero atravessar a rua sozinha, sem dar a mão!" e teve que escutar "NÃO"!!! sem espaço para negociação.

Dai fui percebendo que de vez enquando ela me testava, naqueles dias que ela achava que eu estava dando atenção demais para irmã mais nova. Então ela dizia, "eu já sou grande e vou atravessar a rua sozinha" e ficava aliviada quando escutava o tão desejado "NÃO"!!!

4.2.10

XÔ POO!

de volta a experimentações do banho na cozinha!!!

Eu encontrei uma comunidade virtual americana de pessoas que pararam de usar shampoo, chamada NO-POO, pois poo é o apelido de caca, cocô.
Para quem tem intimidade com inglês é uma boa fonte, mas vamos as nossas receitinhas caseiras.

Para xampu, o básico, eficiente, simples e baratissimo é uma colher de bicarbonato de sódio diluído em uma xícara de agua, em cabelos curtos essa solução da para algumas lavadas pois nem precisa usar muito, e para enxaguar, duas colheres de vinagre de maça diluído em uma xícara de agua.

A solução BS deixa o couro cabeludo e o cabelo super limpos, e não tira a proteção natural do cabelo, mas não pode aumentar a quantidade de BS por agua.
O vinagre da brilho e facilita pentear, é incrível, e não deixa cheiro de vinagre no cabelo se enxaguar bem, e a dica é fazer a ultima enxaguada com agua fria, e o luxo é fazer com agua filtrada!

Quando a gente para de usar xampu, da para sentir que o cabelo faz parte do corpo realmente e fica igual a relação com o alimento.
Sabe quando a gente ve uma comidinha e da vontade de comer porque sabe que vai cair bem?
Eu começo a olhar as coisas e da uma vontade e passar no cabelo, então comecei a inventar vários "xampus".

Alguns deles:

Sal do Himalaia - direto na cabeça, e enxagua.
Gérmen de trigo - idem ao sal.
Abacate com iogurte.
Ovo batido.
Uma refinada mistura com - agua destilada, óleo de copaiba, óleo essencial de tea tree, óleo essencial de alecrim.

Para enxaguar:
Chá de salvia.
Chá de alecrim.
Suco de um limão, uma colher de mel, diluídos em agua morna.
Vinagre diluído em agua com óleo essencial de lavanda.

Da vontade de lavar os cabelos todos os dias, mas a ideia é lavar os cabelos a cada 3 ou 4 dias, e dependendo de onde mora, uma vez por semana! Estou longe disso, mas o resto está indo bem!

O sucesso absoluto da casa é o desodorante:

Uma mistura de - álcool de cereais, agua destilada, BS, óleo essencial de tea tree, óleo essencial de lavanda.
As vezes acrescento suco de limão.
Foi a coisa mais eficiente que usei debaixo do braço e aproveito e dou umas borrifadas nos pés.

Sabonete:
Antes do banho passo óleo de gergelim com alguma essência no corpo, molho no chuveiro e passo uma bucha vegetal, e pronto - delicioso.
As vezes ao inves do óleo tomo banho com o sal do Himalaia, mas pode ser sal marinho também.

Eu estava procurando JUA para fazer a pasta de dente, não encontrei ainda, então segui a dica ayurvedicas do Gil Khel que indica higienizar a boca com óleo de gergelim e criei a seguinte "pasta de dente":
óleo de gergelim, cravos da índia, BS, óleo essencial tea tree, sal do Himalaia.
Funcionou super bem e a sensação de limpeza é ótima.

E para o rosto, eu alterno, alguns dias óleo de gergelim e outros o gel da babosa, direto da folha, passa no rosto e no corpo e deixa secar naturalmente, é sensacional!!!

Detalhes - todos os produtos tem que ser de lugares de confiança, de primeira linha.
Eu uso tea tree frequentemente porque é anti-séptico e não tem risco de uso.

Quem quiser se aprofundar no assunto me escreve pra continuarmos a brincadeira!

Daqui a pouco eu falo sobre os produtos de limpeza, estamos testando!!!!

3.2.10

FOTOS!!!!

eu tinha prometido compartilhar as receitinhas da descosmeticação aqui hoje, mas recebi as fotos que o Gustavo e Daniela tiraram no domingo e não da pra resistir.
Aqui vão:














só posso reforçar o convite para todos participarem das oficinas de artes que começarão nesta proxima sexta dia 5/02 das 10:30 as 11:30!!!

amanhã eu volto com as receitas prometida.

2.2.10

XÔ XAMPU!

quando estava no meio do mato, no ano novo, Gil e Maira que são terapeutas ayurvedicos, me apresentaram todo um universo de plantas e suas aplicações na saúde, bem estar, alimentação...
Era tudo tão fascinante que eu enchia eles de pergunta o dia todo, e eles adoravam responder!

Em um momento quando eu estava lavando os cabelos na rotina normal, com xampu e condicionador, li o rotulo para saber se continha alguma planta, ja que era xampu "natural". Para o meu espanto tinha óleo mineral e a dupla infalível SLS and SLFS (sodium lauryl sulfate, sodium laureth sulfate).

Comecei a entender que a gente aprendeu desde sempre a usar xampu, que é um detergente que limpa o cabelo, o couro cabeludo e junto tira toda proteção natural, então, para consertar o estrago a gente aprendeu desde sempre a usar condicionador.

Fui atrás de um produto que fosse realmente feito de ingredientes naturais, encontrei alguns poucos, importados e bem caros.
Antes mesmo de dar tempo de compra-los, pensei na vida simples e com autonomia que estou buscando e não fez muito sentido ficar atrelada a produtos tão específicos e caros, então fui pesquisar qual alternativa sustentável coerente para minhas questões.

Resultado: Hoje completa um mês que estamos sem usar xampu, condicionador, sabonete, desodorante, protetor solar, repelente de insetos e inseticidas industrializados.

E estamos super cheirosos!!!

Comecei a fazer tudo aqui em casa, com produtos simples, confiaveis e eficientes.
O mais animador foi o resultado imediato no cabelo e na pele das minhas filhas.
A Lila só começou a usar qualquer coisa no banho, que não fosse chá ou óleo, há 4 meses, e como ela transpira muito na cabeça estava acordando com um cheirinho de azedo. Assim que paramos de usar xampu ela nunca mais azedou!

O cabelo da Sissi, que é lindo por natureza, ficou tão vivo que só falta falar!

O meu cabelo levou um tempo maior para se equilibrar; também, depois de mais de 40 anos no vicio, ele teve que aprender de novo o quanto de óleo fabricar para manter ele saudável. Mas agora, depois de um mês, é só alegria.

No corpo a mesma coisa, ao invés de sabonete, tem dia que uso óleo, outro sal do himalaia, chá de ervas...
E hoje na rua, me perguntaram como eu tratava a minha pele que estava linda!!!

Ainda falta nos livrarmos da pasta de dente, mas ja estamos providenciando!
Também começamos a testar umas invenções para casa, detergente, sabão em pó, limpa tudo, desinfetante...

E o melhor de tudo é que tem sido uma aventura muito divertida, meu filho disse que ja não sabe mais se está na cozinha ou no banheiro, ja que o armario da cozinha e do banheiro estão com os mesmo ingredientes.
A premissa é: não colocar nada na pele que não pudesse ser ingerido!

Amanhã coloco aqui algumas receitinhas que tenho experimentado, e se alguem tiver alguma sugestão será muito bem vinda!

1.2.10

A FESTA CONTINUA!!!

sabe o que eu quero fazer todos os dias? o que nós fizemos ontem!

Não tenho ideia de quantas famílias vieram, mas tinha criança linda pra tudo quanto é lado!!!
Elas pintaram, se melecaram, passaram por banho de esguicho, comeram comidinhas deliciosas, assistiram os pequenos receberem massagem, brincaram durante o banho de balde, lutaram/rolaram com seus pais, mães, tios, se divertiram a beça e ainda nos deixaram ter conversa de gente grande para afinar os pensamentos.

Enquanto não chega o dia de iniciarmos a nossa escola e viver esse encontro diariamente, teremos atividades semanais para ganhar o gostinho do convívio com gente que quer ver seus filhos plenos em suas atividades.

Vamos começar com artes plásticas para bebês e crianças de todas as idades.

Muita experiência sensorial, abertura para o mundo através do toque, do olhar, das cores, das formas, das sensações, das exposições e revelações.

Venham!!!

Artes-plásticas para crianças de todas as idades com Daniela Elias
Sextas-feiras das 10:30 as 11:30.
Rua Muniz de Sousa, 517
Aclimação
tel. 3399 4257

inscrição gratuita
mensalidade - 90 reais (desconto para irmãos)

e-mail: cacambadearte@terra.com.br

ps. eu não tirei fotos, mas assim que me passarem algumas eu publico aqui porque com certeza serão imagens para serem eternizadas!!!